Figura superior
A conexão entre Leon Kennedy e Adam Benford, porém, é mais antiga. Foi o futuro presidente dos Estados Unidos - na época, apenas um agente de alta patente do governo - quem recrutou o então novato da delegacia de Raccoon City para o Serviço Secreto, após enxergar nele habilidades excepcionais de sobrevivência. O fato é mostrado em epílogos de Resident Evil 3 e também em RE: The Darkside Chronicles.
Ali, também, foi forjado um acordo que mudaria para sempre não apenas a vida de Leon, mas também a de Sherry. A garotinha ficaria em custódia do governo e seria protegida da Umbrella desde que o jovem policial aceitasse dedicar-se aos serviços especiais do governo dos Estados Unidos. A chantagem acabaria gerando uma grande relação de cumplicidade.
O Adam Benford mostrado em Resident Evil 6 carrega uma forte semelhança com o ator James Cromwell, que interpreta ninguém menos que o pai de Jack na sexta temporada de 24 Horas. Apesar da relação familiar já trazer consigo uma ideia de companheirismo e amizade, Philip Bauer anda em um lado da lei bem diferente.
Ao lado de seu outro filho, o pai de Jack é uma das peças-chave da conspiração que envolve o roubo de cinco bombas nucleares por Dmitri Gredenko, que queria gerar uma guerra entre os EUA e o Oriente Médio. Com as duas regiões destruídas pela batalha, a Rússia voltaria a ser a nação soberana do mundo.
Ao longo do sexto ano de 24 Horas, Philip Bauer vai às últimas consequências para proteger a si mesmo e sua empresa, a BXJ Technologies. Ele chega ao ponto de matar seu próprio filho, Graem Bauer, e por diversas vezes ameaçar a vida de Jack. Ao final da temporada, o pai do protagonista morre durante um bombardeio do governo norte-americano.
Referência visual
Ao longo dos games da série, Leon Kennedy vai ganhando influência, deixando de ser um simples novato para se tornar um dos oficiais mais respeitados no combate contra o terrorismo biológico. Ao ponto que, em Resident Evil 6, ele se torna o próprio Jack Bauer, a arma definitiva dos Estados Unidos contra a ameaça.
O protagonista do game, porém, está sempre seguro do que faz. Por outro lado, o agente da CTU se vê o tempo todo questionando o próprio patriotismo, principalmente quando se vê obrigado a abrir mão do que lhe é importante para salvar o país. Em uma das imagens de divulgação da sexta temporada, inclusive, ele aparece vendado pela bandeira dos EUA. Nada poderia ser mais simbólico.
A maior semelhança entre os dois, porém, aparece no primeiro arco de Resident Evil 6. Leon, apesar de ainda carregar os traços característicos de sua fisionomia, aparece com um visual completamente inspirado no figurino de Jack Bauer na oitava temporada de 24 Horas. Compare e perceba:
Existem diferenças entre as peças, é claro, mas a escolha do conjunto vai além de simplesmente exibir uma tendência atual. É uma referência direta ao agente da CTU, que na última temporada de 24 Horas, se vê mais uma vez perdendo muito para salvar seu país. O mesmo ensejo com o qual Leon começa RE6: logo de cara, é obrigado a matar Adam.
E é bem possível que, no futuro, a lista de referências à série 24 Horas em Resident Evil aumente ainda mais. Uma nova temporada, com doze episódios, chega à TV americana em meados de 2014. Jack Bauer está de volta e, assim como a ameaça biológica precisa de Chris, Leon e companhia, o mundo somente estará seguro do terrorismo pelas mãos do eterno agente da CTU.
Creditos : RafaDetonador