Review Sentey Ltp1000-sm


imagem

A Sentey é uma marca de âmbito internacional. Nos Estados Unidos, a marca se projeta como uma das pioneiras em produtos de informática para atender as necessidades do entusiasta de tecnologia. 
A empresa tem uma rede de operações estratégicas em todo o mundo. Sua sede é localizada na Flórida e o centro de operações em Walnut Califórnia, onde desenvolve as estratégias corporativas de presença, Distribuição, Vendas e Marketing. A unidade de produção está localizada em Shenzhen na China. 
A Sentey foi criada com o objetivo de fornecer uma solução eficaz através dos seus produtos de computação de alta qualidade, projetados especificamente para atender às necessidades dos entusiastas da tecnologia. 
Um dos grandes destaques, se não o maior, é a certificação e Eficiência dessa fonte de alimentação.
A Sentey LTP1000-SM possui certificação 80 Plus Platinum, testado pela organização 80PLUS (organização internacional que certifica e testa a eficiência das fontes de alimentação).
imagem

O sistema de certificações das fontes consiste dos seguintes selos: Standard, Silver, Bronze, Gold e Platinum. As fontes de alimentação que são certificadas com os selos de 80 PLUS Gold ou 80 PLUS Platinum são mais eficientes do que uma unidade normal. Abaixo você encontrará uma tabela que mostra os níveis de eficiência que as fontes precisam atingir a uma determinada carga para receber o selo de certificação de acordo com a eficiência energética alcançada nos testes.
imagem

A fonte de alimentação Sentey LTP1000-SM recebeu o selo Platinum pela organização 80PLUS, por oferecer uma eficiência energética de 92% com 50% de carga e 90% de eficiência quando em idle (sem requerimento de carga). Não temos certeza se o produto está em conformidade com a diretiva ErP (Energy Related Product), na qual a fonte precisa consumir menos de 1W de potência quando está em modo de espera ou desligada.

Outras especificações
Model: LTP1000-SM
Potencia: 1000 Watts
Certificação: 80 Plus Platinum
Garantia: 7 Anos

Especificações Técnicas: 
Tipo: ATX 12V v2.2 & EPS 12V 2.91
Entrada AC: 115V-230V 15A
Frequência de entrada: 50 Hz / 60 Hz
PFC Ativo: >0.99
Eficiência: >92%
Proteções: OPP/OVP/UVP/SCP
MTBF: 100.000 Horas.
Ventilador: 140mm Rolamento duplo
Linhas +12V: Single (83A)

Conectores: 
Placa-mãe 20+4 pin: 1 (560mm)
CPU +12V 4+4 pin: 1 (650mm)
CPU +12V 8 pin: 1 (670mm)
SATA 5 pin: 12 (500+130+130+130mm)
Molex 4 pin: 6 (500+130+130+130mm)
PCIE 6+2 pin: 6 (2 - 520mm + 2 - 500mm + 2 - 500+130mm)
Dimensões: 180mm x 150mm x 86mm

imagem

A Sentey optou por um padrão de caixa relativamente limpo. Como podemos ver, a LTP1000-SM vem em uma caixa de tamanho médio, usa uma temática cinza, combinando com a certificação Platinum, no centro nós temos o nome da serie acompanhado da logo da empresa e na parte superior está o modelo. Olhando para as extremidades inferiores, podemos visualizar dois emblemas, um para a certificação 80 Plus Platinum e o outro para a garantia de 7 anos, ainda nesta área, nós também temos algumas das suas principais características.

imagem

Muitas informações importantes para os utilizadores, ou mesmo para os reviewers, estão disponíveis na parte de trás da caixa. Para começar, três quadros em diferentes idiomas (incluindo português) mostram as suas principais características, seguido do selo 80 Plus Platinum. Na parte inferior nós temos o comparativo entre os quatro modelos da serie, bem como a lista de todos os cabos que acompanham a fonte.

imagem

imagem

Ao abrirmos a caixa, vamos encontrar uma pequena bolsa com todos os cabos modulares, o cabo de alimentação AC, a fonte de alimentação, um panfleto sobre a Garantia, o manual do usuário e alguns parafusos necessários para a fixação da fonte.

imagem

Quando se trata de cabeamento, a Sentey LTP1000-SM possui uma boa quantidade de cabos, permitindo ligar configurações de até três placas de vídeohigh-end. A maioria dos cabos está envolto em sleeving, e os cabos para periféricos são em estilo de fita, na cor preta para combinar com o visual da sua configuração. O comprimento dos cabos é muito bom, ambos os fios são de bitola requerida (18 AWG), exceto os fios do cabo de 24 pinos da placa mãe e processador, que é mais grosso, (16 AWG). Olhando para o cabo de alimentação, esse é de 14ga para até 15A (Ampères). 

imagem

A LTP1000-SM possui acabamento preto fosco em grande parte da unidade, o que provavelmente irá combinar com a maioria dos sistemas, uma vez que o preto é uma cor neutra, a fonte mede 150mm de largura, 86mm de altura e 180mm de comprimento, pesando aproximadamente 2.6kg.

imagem

imagem

imagem

Na parte superior temos um ventilador silencioso de 140mm, com rolamento duplo e quando a carga da fonte é inferior a aproximadamente 30%, a ventoinha permanece desligada. Ao olhar para uma das laterais, encontraremos a etiqueta com as especificações detalhadas da Sentey LTP1000-SM. Isso talvez seja as informações mais importantes para os compradores, pois é onde podemos verificar as especificações técnicas mais detalhadas em relação às linhas de tensão, potência e corrente, já a outra lateral possui apenas um adesivo com a sua potência total, serie, modelo e certificação.

imagem

imagem

A parte de trás da fonte é padrão, possui uma grande área para a exaustão do calor, um interruptor liga/desliga, um interruptor para o controle do ventilador, e um adesivo que descreve o PFC Ativo. Do lado oposto, temos o painel frontal, onde ficam os conectores para os cabos modulares. Há dois para os cabos PCI Express, e os outros seis são para os periféricos.

imagem

imagem

Ao abrir a fonte de alimentação, imediatamente nos deparamos com dois dissipadores dourados, responsáveis pela dissipação de calor dos mosfets. O ventilador é de 140 milímetros da mesma marca Sentey.
Dois capacitores de retificação também se destacam, um de 560uF e o outro de 470uF, ambos são de 400V com temperatura máxima de 105°C. A fase transitória de filtragem da LTP1000-SM inicia-se no receptáculo da tensão AC (corrente alternada) com um capacitor X e dois capacitores Y. Também podemos observar um transformador de comutação, que é o que regula a estabilidade de tensão e qualidade, você pode ver que o seu enrolamento é bastante arrumado. A solda também é muito boa na parte traseira da PCB (placa de circuito impresso).
Os principais mosfets são os dois 5R140P, e os que compõem a saída 12V é o 041N04N, escondido atrás dos capacitores principais são dois retificadores U30K80R. O PFC conta com dois 5R140Ps.

Metodologia do teste. 
Para testar o desempenho com eficiência de uma fonte de alimentação, não basta apenas ligar esperar os resultados. Desta forma estes não serão confiáveis e nem precisos, pois podem decorrer de resultados obtidos com muita oscilação, impossibilitando a obtenção de dados precisos.
Pensando realizar um review melhor e mais esclarecedor, construímos uma estação de teste personalizada, a qual nos permite de modo muito eficiente, mostrar a realidade em termos o desempenho e a eficiência da fonte. Esta estação é constantemente aferida e atualizada a fim de garantir confiabilidade e precisão.
Também utilizamos outras ferramentas como multímetros, termômetros, medidores de consumo, osciloscópio, etc, para garantir ao leitor que os valores obtidos possuem total confiabilidade.

Resultados do Teste. 
imagem

Como podemos visualizar no gráfico acima, o desempenho da Sentey LTP1000-SM é sensacional para uma fonte desta categoria. A regulação de tensão é mantida abaixo de 0,8% entre 20% e 100% de carga. A filtragem de ondulação da tensão é excelente, o ruído ripple chegou a somente 18mV na linha 12V com carga máxima. Esta é uma fonte de alimentação certificada com o selo de 80Plus Platinum, desta forma podemos esperar uma eficiência energética muito alta. Durante o nosso teste e com uma carga de 50%, ela conseguiu atingir uma eficiência de 91,4%, quando alimentada por uma tensão de 110V. A eficiência é bem mais estável quando a fonte é alimentada com 230 volts, já quando é alimentada com 110V, a eficiência cai um pouco em cargas pesadas, mas não ficou abaixo de 89%.

Conclusão
Primeiramente quero agradecer a Sentey por fornecer esta excelente fonte de alimentação, que em nossos testes, exigimos o máximo, mesmo assim ela foi capaz de permanecer estável durante todo o nosso teste.
A LTP1000-SM em si tem um bom desempenho, possui uma ótima qualidade de construção; sua estabilidade chegou a um pico máximo de 91,4%.
Desempenho elétrico, ruído, qualidade de acabamento, beleza e garantia, são características de um produto que foi projetado em seus mínimos detalhes, para atender os usuários que procuram por uma fonte de alimentação de alta eficiência para o seu sistema.
O seu preço de varejo é aproximadamente 999,00 Reais. Se você está procurando uma nova fonte com certificação 80 Plus Platinum, esta pode ser uma ótima escolha.

Creditos RafaDetonador  fonte: Arsenalgamer



Artigos Relacionados:

Novo Comentário

 

RafaDetonador | | Os loucos Por Pes