A AMD acusou ontem o programa GameWorks da Nvidia de diminuir o desempenho de suas GPUs Radeon em Watch Dogs, acusações estas que esperávamos uma resposta da Nvidia, resposta esta que vem do The Tech Report da Nvidia.
Cem Cebenoyan, diretor da unidade de tecnologias de engenharia para desenvolvedores da Nvidia, responde às acusações da AMD afirmando que nenhuma das cláusulas do programa GameWorks impede que os desenvolvedores introduzam melhorias sugeridas pelos fabricantes de outras GPUs nos seus títulos.
O motivo da preocupação da AMD é não ter acesso ao código dos módulos GameWorks, que é um código fechado e proprietário da NVIDIA; mas isso não deve prejudicar os esforços de otimização para a AMD, pois a Nvidia esclarece que em todos estes anos trabalhando com os desenvolvedores, nunca foi preciso do código-fonte de qualquer jogo para otimizar os seus drivers.
Diz ainda que realmente nenhum desenvolvedor de jogos da acesso ao código fonte de seus jogos (o que inclui os fabricantes de GPUs).
E quanto ao desempenho superior dos jogos usando um hardware da Nvidia com o Programa Nvidia GameWorks (Assassins Creed IV, Batman: Arkham Origens, Call of Duty: Ghosts e Watch Dogs), a Nvidia responde que investe muita energia nestes jogos, a fim de proporcionar a melhor experiência possível em jogos para os clientes da Nvidia, e por isso, indiretamente consegue um desempenho visivelmente melhor que o da AMD.
A Nvidia também acusa o AMD Gaming Evolved, que eles assumem que deve ter alguma cláusula oculta que impede o acesso ao código-fonte do jogo a até algumas semanas antes do lançamento do título.
A AMD rapidamente negou as acusações anteriores, afirmando que seu programa Gaming Evolved não contém nenhuma cláusula que impede a otimização dos jogos para concorrentes antes do lançamento.
Creditos Rafaah, fonte: Chw